17 de maio de 2011

Kako Ferreira - Blogueiro Santástico

Boa noite santásticos!
Mais uma vez, trago pra vocês a coluna Blogueiros Santásticos. E como fomos campeões paulista essa semana, comemoramos com um blogueiro que, como baleião, entrou em campo, trouxe alegria e sorte para o Santos!
Hoje com vocês, Kako Ferreira, blogueiro do Blog do Torcedor - Globo Esporte.

Kako Ferreira: Um santista de nascimento time e moradia, como costumo dizer. Meus afazeres são divididos como: colunista no blog do Santos no Globo Esporte, dono do Maria Chuteira, um bar temático de futebol, sócio do Portal de blogs de futebol http://pontape.net e ainda comentarista e responsável pelo marketing e comercial da Radio Santista...Ufa!

Santástica: Escrever para o blog do GE é como escrever para um blog pessoal? Como era escrever sobre o santos antes do blog do torcedor no GE?

Kako Ferreira: Na verdade é uma impressão e opinião pessoal do que acontece no Santos, não sou repórter nem procuro notícias pra correr na frente dos outros, não tenho essa pretensão nem obrigação. Muitas vezes até sei de algumas coisas, mas não é minha profissão e não é do meu feitio trair a confiança de ninguém. 




Procuro colocar sempre minha versão do que rola por aí, nosso torcedor cai na pilha muito fácil, é só escreverem qualquer bobagem que já saem por aí esperneando, tento mostrar o lado certo da coisa. Antes de escrever no GE eu fazia um trabalho diferente, tinha um blog de humor no Portal Santista Roxo, o Blog do Peixe Palhaço. Sentia necessidade de escrever coisas sérias e já estava preparando um blog novo pra fazer exatamente o que faço hoje no GE, foi quando me chamaram lá.

Santástica: Comentarista na Rádio Santista, como é o dia decisivo para um torcedor, comentando um jogo do Peixe?

Kako Ferreira: É emoção o dia inteiro, não tem como desligar e pensar em outra coisa, até porque tudo que faço esta ligado ao futebol, consequentemente ao Santos também.

Santástica: Blogueiro, empresário, comentarista, o que mais Kako Ferreira faz em seus dias atribulados? Deve ser uma correria!

Kako Ferreira: Pois é, a correria é enorme mesmo, mas como trabalho com entretenimento e com minha paixão o stress não é tâo grande como a maioria das pessoas que trabalha muito. Faço somente o que amo, isso atenua as coisas. Só quem reclama é a namorada...

Santástica: Conte-nos como foi viver um dia de baleião, em um momento decisivo para o Peixe. O que foimais difícil? Aguentar o calor e o peso da fantasia, ou segurar a onda de nervosismo?

Kako Ferreira: Segurar o nervosismo sem duvida, quase não dormi. A fantasia não pesa e pelo fato de estar nublado e garoando em alguns momentos no dia do jogo, isso foi tranquilo.
Fiquei mais nervoso ainda quando presenciei a taça entrando na Vila.

Santástica: Como foi chegar pertinho da taça que logo, seria nossa, após a vitória do Peixe?

Kako Ferreira: Ela passou ao meu lado e pude até gravar (postei no meu blog). Não conseguia conceber a ideia de vê-la indo embora. Até tirei onda dos que a carregavam, pedi pra levar direto ao Memorial das Conquistas. Felizmente foi esse o destino.

Santástica: Você voltaria a viver mais um dia de baleião pelo Santos?


Kako Ferreira: Sem sombra de dúvidas, até me candidato se um dia o Willer (Baleião) e o Marcel (Baleinha) que brilhantemente as conduzem, um dia resolverem deixar o posto.

Santástica: Qual a situação mais inusitada que você já viveu como torcedor, comentarista, blogueiro, etc?

Kako Ferreira: Acho que foi quando me reconheceram num jogo pela primeira vez, primeiro não entendi, depois caíu a ficha. Achei engraçado e ao mesmo tempo com vergonha.

Santástica: Qual o maior momento que o Santos já lhe proporcionou? 

Kako Ferreira: Certamente no último domingo, entrar de Baleião numa final de campeonato com a Vila lotada, depois subir para a cabine da Radio Santista e comemorar o título foi sensacional. Mais emocionante ainda foi que pela primeira vez, nós da Rádio Santista estavamos todos reunidos ao vivo na mesma  transmissão. Soltar o grito de campeão junto com eles foi emocionante.

Santástica:
Qual o pior momento que já presenciou na torcida pelo Santos?

Kako Ferreira:
Os piores são quando brigam entre sí, também quando aqueles corneteiros em vez de empurrar o time, ajudam a afundar. Isso me deixa p... da vida.

Santástica: Que assunto considera mais polêmico já abordado em seu blog?

Kako Ferreira: Foi quando fiz um post sobre o Ronaldo no dia que ele se aposentou, na verdade eu só republiquei um post que havia feito, antes de entrar no GE, logo após aquele jogo de 2009 onde perdemos na Vila o campeonato Paulista. Falei sobre o cara que emocionou a gente com a camisa do Brasil, mas claro que ninguém entendeu, mas também muitos elogiaram, escrevo oq ue sinto, não jogo pra torcida.



Santástica: Você tem contato com os blogueiros de outros times no GE? Se sim, como é o relacionamento entre vocês?

Kako Ferreira:
Tenho sim, temos uma lista interna onde nos falamos e nos zoamos também. Os dois que tenho mais contato são o do Avaí, que começamos a trocar informações na epoca em que o Marquinhos veio pra cá, aliás, soube muito antes que muita gente da vinda dele. Também me dou muito bem com a Yule, do Corinthians, por incrível que pareça.

Santástica:
Na vida de blogueiro, dono de bar, redator, o twitter é uma ferramenta que te ajuda ou atrapalha no dia a dia maluco que você leva?

Kako Ferreira: A mim só ajuda, seja pra informar, pra divulgar e acima de tudo pra me divertir. Não estou no Twitter pra ser politicamente correto ou dar lição de moral, quem não gosta do que escrevo é simples, só parar de me seguir. Sou meio ácido e muitas vezes sarcástico, muitos não entendem meu tipo de humor, mas também não faço questão que compreendam, serve de filtro natural.

Santástica: Acompanha atualmente algum blog sobre o Santos FC? Quais?

Kako Ferreira: Não tenho o hábito de visitar um por um, o que faço sempre é ler quando divulgam no Twitter. Um blogueiro santista que sigo no Twitter, por exemplo, quando divulga um post, 90% das vezes eu clico pra ler, isso só não acontece se estou via celular. Resumindo, dos blogueiros que sigo no twitter, pode-se dizer que leio todos mas não tanto quanto gostaria.

Santástica: Este time campeão paulista com Muricy, realmente foi renovado e joga de maneira muito eficiente.  Você mudaria alguma coisa para a Libertadores visando a conquista do título?

Kako Ferreira:
Pra Libertadores eu colocaria o Keirrison na frente, por mais que não gostem dele, é o único camisa 9 de ofício que temos no elenco e muitas vezes é isso que nos falta pra empurrar a bola pro gol, acho que se posiciona melhor que o Zé Love. Se bem que agora chegou o Rychelly, (sei lá se escrevi certo) mas esse aí ninguém, ou pelo menos a grande maioria, não conhece.

Santástica: Qual seria o maior presente pra você no ano do Centenário do Santos?

Kako Ferreira: Poder acompanher o Santos em uma decisão internacional, voltando com a taça, obviamente.

Santástica:
Qual o seu maior ídolo na história do Santos FC e por que?

Kako Ferreira:
Não posso te dizer que tenho o maior idolo, tenho vários. Nem vou falar do Pelé porque esse é chover no molhado, prefiro falar dos que ví jogar. O Serginho Chulapa, por exemplo, era meu ídolo de infancia, ainda não ví um centro-avante jogar igual ele. Adorava os goleiros: Marola e Rodolfo Rodriguez, Giovanni foi o primeiro craque que vi jogar, depois veio a molecada de 2002, mas pra dizer que é ídolo mesmo, aquele que deu exemplo dentro e fora de campo, não posso dizer que o tenho.

Santástica: Aqui fica um espaço para você comentar, cornetar, divulgar, xingar, fique a vontade!

Kako Ferreira:
Vou aproveitar pra dizer o que sempre prego: Leiam  mais sobre seu time! Leiam os grandes portais, leiam o site oficial, leia (mas leiam mesmo) as opiniões dos blogueiros confiáveis.
As pessoas hoje estão cada vez mais preguiçosas. Lêem o título, olham a foto, as palavras grifadas e pronto, deglutem qualquer coisa. É por isso que cada vez mais escrevem um monte de baboseiras, manchetes dubias colocadas fora do contexto, somente pra vender informação furada. Temos como exemplo que fazem sobre o Ganso, todo dia escrevem asneiras e todo dia tem gente caindo no conto e dando trela. TORÇAM COM INTELIGÊNCIA. PRA CIMA DELES, SANTOS!

Gostaria de agradecer muito ao Kako Ferreira que gentilmente me concedeu essa entrevista à coluna Blogueiros Santásticos!

Você pode ver na íntegra a matéria no Globo Esporte sobre o Dia de Baleião do Kako Ferreira clicando aqui

E não só pode como DEVE acompanhar o Blog do Kako Ferreira na Globoesporte.com clicando aqui

E siga também o Kako no twitter também http://twitter.com/KakoFerreira

3 comentários:

  1. Parabens ao Kako pela entrevista , e claro a Katia e a Gabi pelo excelente blog e pela entrevista !
    Muito sucesso a vcs !

    ResponderExcluir
  2. O Kako Ferreira é um santista que admiro muito, bem humorado, empreendedor, bem informado e cordial. Desejo para ele muito sucesso em todos os seus papéis e iniciativas!

    Felicito também as meninas aqui do blog por mais esta excelente entrevista, é sempre bom conhecer um pouco mais do perfil de santistas tão ilustres!

    Edmar Junior
    Blog DNA Santástico
    http://dnasantastico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Kako matou a pau... Leiam, leiam, leiam pessoas confiáveis, mas LEIAM...

    Legal demais... Parabéns meninas, muito bom...

    ResponderExcluir