16 de maio de 2011

O Diferente faz a diferença!



No inicio do Campeonato Paulista, o Santos Futebol Clube, era comandado por Adilson Batista, que por um bom tempo não pode contar com os craques Ganso (lesionado), Neymar (convocado pela Sub 20), mesmo assim o treinador conseguiu 5 vitórias e 3 empate.

Neymar voltou, e já jogou contra o rival Corinthians, o Santos foi derrotado no Pacaembu, por 3x1. O treinador deixara de ser invicto naquela tarde, e a torcida começa a se manifestar.

Na próxima semana a equipe praiana enfrentaria o “fraco” São Bernardo, e empatou em plena Vila Belmiro. O resultado causou irritação em boa parte da torcida, e queriam vê Adilson Batista longe da Vila Belmiro, não deu outra, após o empate contra o São Bernardo, o treinador caiu.



No comando de Adilson Batista foram: 5 vitórias (Linense, Mirassol, Prudente, São Paulo e Noroeste), 4 empates (São Caetano, Ponte Preta, Santo André e São Bernardo), e 1 derrota (Corinthians). Uma sequencia de resultados insatisfatórios, ocasionou a demissão de Adilson Batista, o treinador comandou a equipe  +/- 4 meses.

Com isso, em 10 jogos, o Santos somou 19 pontos, e no momento da demissão de Adilson Batista se encontrava na 5ª colocação do Campeonato Paulista.

Com a queda de Adilson Batista, o interino (Marcelo Martellote) passou a treinar a equipe. O interino estreou com vitória diante do Oeste. Com MM no comando a equipe santista somou 15 pontos, (5 vitórias – Oeste, Portuguesa, Botafogo, Mogi Mirim e Ituano), e sofreu 2 derrotas (Bragantino e Palmeiras).

Após 6 meses e meio de tratamento, o meia Paulo Henrique Ganso, estreou contra o Bragantino, sempre ajudando a equipe. Mas despertou um mal – estar na torcida, devido as suas declarações, declarações da mídia, por uma possível saída do atleta, para um grande rival.

Enquanto o interino comandava, a diretoria tentava contratar Muricy Ramalho, que havia pedido demissão do antigo clube. Muricy fazia jogo duro, não abria mão de seus 30 dias de férias , foram dias incansáveis tentando convence – ló a assinar, até que dia 05/04/2011, Muricy diz SIM ao Santos, e é apresentado como novo treinador. SEJA BEM VINDO MURICY !!!

Dia 10 de abril, jogo contra o Americana, Muricy estreia no banco de reservas, fica no empate, mas já era notável a cara de um time voltado para o setor defensivo.

Com a chegada do “MUMU”, o Santos era outro. Em pouco mais de um mês comandando a equipe praiana, ele incrivelmente arrumou a defesa e foi campeão.

Uma comparação rápida com 2010: Não querendo desmerecer Dorival Júnior, mas podemos afirmar que o Santos de 2010 foi ataque/montante, e o de 2011 foi defesa/qualidade ? O Santos de 2010, em 22 jogos, fez 45 gols e sofreu 21. O Santos de 2011, COM A CHEGADA DE MURICY RAMALHO, em 6 jogos ,fez somente 8 gols e sofreu apenas 1.

O sistema defensivo santista, que tanto falhava sob o comando de Adilson Batista e Marcelo Martelotte, teve atuação fundamental para a conquista do titulo.

Antes de Muricy os zagueiros pareciam ficar na mão, os laterais não eram laterais. Com a chegada do treinador o setor defensivo se posicionou corretamente, os laterais passaram a serem laterais mesmo, o negocio é marcar e depois atacar.

Todos tem seu valor, cada um brilha em sua posição, o grupo fez por merecer. Umas maratonas extremamente cansativas a cada jogo uma decisão, Paulista e Libertadores, mas a sede de vencer supera qualquer obstáculo.

Quero parabenizar a todos, mas em especial uma pessoa que dá nó em pingo d’agua, tira leite de pedra, MURICY RAMALHO, meu MUITO OBRIGADA. Você foi o ator principal desse espetáculo, dessa conquista. Uma pessoa idônea, capaz, favorável, correta ... que merece todo o meu e o seu respeito. COMO É BOM TER UM TÉCNICO DE VERDADE.

A conquista do bicampeonato Paulista, se tornou histórica. Pela primeira vez em seus quase 100 anos, o SANTOS sagrou – se campeão na Vila Belmiro. Com a conquista de mais um título Paulista, o Santos agora soma 19.

Texto por Katia Fracaroly

Um comentário:

  1. Sinto falta do futebol vistoso..mas gosto dos resultados que o Muricy vem conseguindo.

    ResponderExcluir