4 de janeiro de 2012

Obrigada por tudo, SEREIAS!



Relutei.

Insisti em não voltar aqui esse ano. Não tinha mais vontade nenhuma de abrir meu blog pra expressar opiniões, sentimentos, angústias e até mesmo alegrias.
Estou extremamente chateada, em luto podemos dizer assim, com o anúncio feito pela diretoria do Santos, mais precisamente pelo presidente Luis Alvaro sobre o final da equipe de futebol feminino do Santos.

Doeu.

Magoou profundamente todos aqueles que torcem pelo desenvolvimento do futebol feminino no país. Para todos os que acompanham, torcem, gostam, vibram. Foi realmente uma perda inestimável para o esporte do Brasil.

Infelizmente nesse país, tudo gira em torno do dinheiro. Do status. De quanto seu time vale perante o mercado da bola. Tudo gira em torno dos milhões que os patrocinadores injetam nas equipes profissionais. O que vale nesse país, infelizmente é a imagem de um moicano, a imagem de jogador decadente obeso tentando atacar de empresário. O que vale nesse país é o carnaval, brasileirinhas, prostitutas, caipirinha, vale muito o preço que você paga em um abadá pra ficar roçando a bunda sete dias em salvador. Só não vale a luta e o esforço daquelas que sonham em um dia ver a modalidade do futebol feminino crescer no Brasil.

Largar família, largar emprego, estudos, se dedicar unica e exclusivamente ao futebol era a realidade de muitas das Sereias da Vila. E o preço pago a elas por títulos, glórias, honra à camisa foi esse: a extinção do time.

Acordar cedo, pegar ônibus lotado, jogar uma partida debaixo de sol forte, enfrentar preconceito machista da sociedade, cuidar de casa, filhos, marido, da auto-estima, é um preço caro demais para se conseguir um lugar à sombra no futebol feminino nesse país.

Falta de patrocínio? Realmente você engoliu essa papagaiada de boa retórica do vovô presidente?
Você realmente acha que um clube, um dos maiores da história, berço de Pelé, Dorval, Mengalvio, Pepe, Guga, Giovanni, Robinho, Neymar, Ganso, não tem artifícios para se conseguir UM patrocínio sequer para uma equipe que custa 1 milhão e meio por temporada?

Sinceramente, um clube de tantas glórias assim, pensou com o bolso na hora de tomar uma decisão. Um clube onde Fabio Costa, Henrique, Edu Dracena que me desculpem mas, não trazem nada para a equipe, não tem como conseguir fundos para sustentar o futebol feminino? Desculpem-me, não é tão digno assim de glórias, muito menos do meu respeito.

Podem falar o que quiser. Que é hipocrisia, que futebol feminino não é uma realidade no país, não me venham com a desculpa que quem está desse lado reclamando que as coisas não são favoráveis para as meninas é porque não vai ao estádio apoiar, vibrar, torcer. POUPEM-ME.

Só quem é mulher, e, já se colocou nessa situação entende o meu sentimento.

Acordar cedo, não ter dinheiro para a passagem, para o lanche, treinar embaixo de sol forte, sem torcida na arquibancada pois o clube não se dá ao trabalho de fazer uma divulgação dos campeonatos, enfrentar piadas machistas, hipócritas, e ainda assim levar uma vida normal, enfim, quem não viveu nada disso, não sabe do que eu estou falando.

Eu deixo aqui meu sincero agradecimento ao time feminino do Santos que acabou oficialmente na manhã de segunda feira.
E saibam que, minha parte está sendo feita para tentar levar adiante o que era meu, e o sonho de muitas meninas adiante.

Muito obrigada meninas! Vocês são guerreiras. Muito mais que todo o time profissional  masculino. Vocês têm o meu respeito. Eles jamais. Nunca mais. Pra mim, acabou também. Amor a camisa aqui e em qualquer lugar, é dinheiro no bolso. Dos cartolas.

5 comentários:

  1. Olá Gabriela, hoje conversamos um pouco sobre isto no twitter, para o momento não nos resta mesmo alternativas que não sejam agradecer as meninas e pensar em possíveis soluções!

    Parabéns pelo desabafo na forma de post!

    #ApoioAoFutebolFeminino

    Cordialmente.

    Edmar Junior

    ResponderExcluir
  2. Perfeitas colocações! Parabéns pelo texto!
    Todos estamos tristes com o descaso, com a falta de sensibilidade e de força de vontade do santos em manter a equipe!
    O presidente disse não conseguir patrocinadores? Como eu, ainda sendo conhecido no mercado, despertei interesse de empresas quando falei da história do santos? Será que o clube não conseguiria?

    Conseguiria sim! Este desmanche foi um ato preconceituoso, sem explicações que de fato justifiquem o ocorrido!

    Era mais fácil falar: Quero ganhar milhões com o Neymar e não terei tempo nem quero olhar pro feminino! Seria revoltante, mas seria uma atitude de homem!

    ResponderExcluir
  3. E isso ai Eduardo seria revoltante, mais seria uma atitude de homem!

    E Muito revoltante você alhar ao redor e ver pessoas falando que futebol e esporte para homens, ver o preconceito por todos os lados.
    Vamos mencionar o PRESIDENTE dos Santos, eu acho senhor PRESIDENTE que quando a vontade, quando a um incentivo maior todos consegue, você acha que só o santos passa por problemas, qualquer time de futebol feminino passa por problemas, não e por que somos mulheres que não conseguimos patrocinador, olha 2012 e o ano das olimpíadas em Londres, ira participar ambos sexos feminino e masculino você acha que o patrocinador vai perder por que ele não estar patrocinando o Neymar por que ele não esta patrocinando o time masculino? não ele quer ver sua marca estampada, ele quer ver o seu nome no mundo, agora coloca a mão na consciência e arruma outra desculpa para dizer, por que essa de não tem patrocinador e desculpa para não apoiar o futebol feminino.

    Lemos a todo momento jogadoras PEDINDO ajuda para Neymar e Elano através de Redes Sociais.
    Gente o que elas querem o que eu quero e só ver o futebol feminino como uma categoria de futebol,e dizer com todo orgulho eu sou jogadora de futebol feminino, sim eu sou, e ver as outras pessoas frequentado estádios para assistir o jogo delas, e querer ver o futebol feminino crescendo no Brasil, e querer ver pessoas dizendo eu apoio o futebol feminino, hoje a seleção brasileira de futebol feminino e uma das MELHORES o que custa você apoio e ver o retorno mais na frente, não quer dizer que não estar tento retorno agora que vamos desistir...

    ApoioAoFutebolFeminino.

    ResponderExcluir
  4. É, doeu. E vai ficar uma cicatriz, Gabi, que é pra gente não esquecer tão cedo...

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente esse capítulo foi realmente uma mancha na história do clube.
    Tudo o que foi usado como justificativa para o fim das Sereias, se olharmos sob o olhar frio do prisma capitalista, que rege os pensamentos desse e da maioria dos países, está correto. Realmente não faz sentido manter uma coisa que não se sustenta sozinha. Que, teoricamente, dá mais trabalho do que resultados.
    Mas quem disse que futebol é razão? Futebol é paixão, sempre foi! É foi devido à paixão que o futebol se tornou o que é hoje.
    É por paixão que o torcedor deixa de comprar um sapato novo pra poder comprar uma camisa do seu time. É por paixão que muitas vezes o torcedor deixa de comprar um prato de comida ou um litro de leite pro seu filho pra poder acompanhar o seu time onde quer que ele esteja.
    Mas isso é assim hoje. O futebol não nasceu dessa maneira. Tudo foi construído ao longo dos anos e só chegou ao que é hoje, gerando cifras milionárias, devido à paixão.
    E paixão não falta às essa meninas que, conforme você descreveu com propriedade, enfrentaram tudo e todos (Elas sim podem dizer "Contra tudo e contra todos") correndo atrás de um sonho. Sem a menor pretensão de serem milionárias. Pretensão essa que é a principal em 99% dos meninos que vislumbram uma carreira profissional no futebol. Nas mulheres não, elas só querem poder fazer o que gostam!
    A diretoria errou ao pensar apenas no resultado imediato, faltou visão ou mesmo interesse em regar uma planta que no futuro geraria frutos.
    É inegavel o crescimento da mulher na sociedade, hoje a mulher é dona da casa, tem emprego que homem não tem, é chefe de muitos homens, é presidente do Brasil.
    Mais cedo ou mais tarde o futebol feminino, se dada a atenção que ele merece, se tornará grande. Não sei se como o masculino, mas grande.
    O ato da diretória foi um golpe duro pra esse desenvolvimento, e quando o futebol feminino for grande, e ele vai ser, nós santistas não poderemos ter esse orgulho. O lema do nosso hino servirá ao contrário pra nós, que hironia... "Orgulho que nem todos pode ter..."
    Mais uma vez parabéns pelo texto, representou o sentimento de milhares de meninas que correm atrás de um sonho sincero, um sonho honesto!
    Sei que você não simpatiza, mas uma letra do Fundo de Quintal representa o crescimento da mulher perante à sociedade, e no futebol a conquista desse espaço é questão de tempoo...

    A mulher tá danada
    Fazendo sucesso
    Ganhando dinheiro
    E não tem corpo mole
    Criando e mandando no mundo inteiro
    Conquistando lugar que só homem chegava
    Mulher tá chegando primeiro
    Era discriminada
    Sofria calada no seu dia dia
    Ela mudou de vida
    Está protegida
    Tem delegacia
    Hoje exerce poder de fazer tanta coisa
    Que muito machão não faria

    Tem mulher
    Dando show no gramado
    Apitando, jogando
    Batendo um bolão
    Tem mulher
    No congresso brigando
    Buscando a saída pra nossa nação
    Tem mulher
    Que não foge da luta
    Encara uma obra
    Virando concreto de cabo na mão

    Tem mulher
    Turbinada, com lipo, botox e silico
    Que agrada geral
    Tem mulher
    Que é chefe da casa
    Trabalha domingo e acha normal
    É a mulher
    Verdadeira, parceira
    Que é sempre guerreira
    Mudando os conceitos da vida real.

    ResponderExcluir