19 de abril de 2011

Mauro McFly - Blogueiro Santástico

Boa noite pessoal santástico!

Hoje eu começo uma série de entrevistas aqui no blog da Santástica com os blogueiros santistas que eu acompanho e admiro. Decidi começar pelo Blogueiro Mauro McFly, que escreve no Bloglorioso.com.br. Seu ponto forte é bom humor, sempre! Para você que ainda não acompanha o Blog do Mauro, é bom correr lá e conhecer, mas antes, dá uma lida na entrevista que preparamos para vocês!



O blogueiro Mauro com a famosa máscara Neymar!
Santástica: Quando começou a escrever sobre o Santos, no Bloglorioso?

McFly: Isso foi em maio de 2007, quando ganhei um concurso para escrever no Blog do Torcedor do Santos, no portal globoesporte.com. Como sempre gostei de escrever e sou santista desde criancinha, não pensei duas vezes antes de participar.
Santástica:
Qual o maior desaforo que recebeu de um torcedor?

McFly: Ah, foram muitos. Até porque, na maioria das vezes, o torcedor age com emoção. Quem quer falar sobre futebol, seja escrevendo em blog ou batendo papo numa mesa de bar, tem que estar preparado pra isso.


Santástica: Você costuma falar o que pensa em seus textos com muita irreverência e bom humor. Se incomoda com opiniões divergentes?



McFly: De forma alguma. Não se pode ter a pretensão de agradar a todos. Respeito opiniões contrárias normalmente. E se tem uma coisa que não faço é perder meu tempo entrando em atrito com torcedor xiita. Pra mim é muito simples, como não gosto dos comentários do Neto, na Band, não assisto aos programas com ele.

Santástica:
É difícil falar sobre uma derrota do Santos, por mais que sempre notemos o bom humor em seus posts?
 
McFly:
É sempre difícil. E uso o humor justamente para lembrar que futebol é apenas um jogo. É uma forma de amenizar, de confortar o torcedor, sabe?


Santástica
: Já se desentendeu com algum leitor que foi irritante ou insistente?

McFly: Sempre tem os mais insistentes. Mas, como disse anteriormente, após de quatro anos de blog, aprendi a lidar melhor com isso
.

Santástica: Quando está sem inspiração para escrever, onde busca toda essa criatividade? A sua profissão (publicitário) te ajuda a sair de momentos sem inspiração para escrever?

McFly: Ótima pergunta. A publicidade permite que você se alimente todos os dias de informação e conhecimento. Pra se ter idéia, um dia estou pesquisando sobre a região da Patagônia para saber se é interessante mandar algumas pessoas para aquele lugar, em uma promoção. No outro, estou degustando café para entender toda a viagem do grão até chegar à embalagem do meu cliente. Com isso, a diversidade de assuntos facilita muito o start para outros, seja no blog ou até mesmo pra puxar uma conversa no elevador.

Santástica:
Você atualmente acompanha algum blog de torcedor ou de alguém relacionado ao Santos?

McFly: Sim, acompanho meus ex-blogs (Blog do Torcedor globoesporte.com, do Kako Ferreira e Blog do Santos A Tribuna, do Alex Frutuoso), além do Blog do Ademir Quintino e do Odir Cunha. Todos competentíssimos, mas confesso, sou fã deste último. O Odir é o santista mais santista que eu conhe
ço.

Santástica: O Twitter é uma ferramenta que ajudou bastante a divulgação de informações na internet nos últimos 2 ou 3 anos, você acha que ele mais ajuda ou atrapalha?

McFly: Ajuda muito! O Twitter é uma ferramenta fantástica e, às vezes, viciante (risos). Através dele tenho contato direto com muitos santistas e leitores do Bloglorioso.
Santástica: Há algum tempo atrás, acompanhei algumas críticas a você vindas de chapas adversárias nas últimas eleições. Como é manter a imparcialidade escrevendo sobre aspectos políticos do clube?

McFly: Eu sou torcedor, não sou cabo eleitoral. E sou publicitário, não pretendo ser jornalista ou ter algum cargo no clube. Até por isso deixei portais respeitados como globoesporte.com e atribuna.com.br. Muita gente não entendeu, mas hoje prefiro ter minha liberdade de expressão preservada e estou poupado daqueles "tapinhas nas costas". Muitos não gostam, mas isso é normal. Sou santista e isso ninguém vai mudar.


Santástica:
Bastante gente acompanha seu blog há muito tempo. Trace um perfil dos leitores torcedores que seguem você. Existem torcedores de outros times que acompanham você também?

McFly:
Acho que não é uma parte da massa. É um nicho de torcedores que gostam de uma opinião pela ótica de um santista, mas sem compromisso com a formalidade do jornalismo. Eu comento, não informo. E, por incrível que pareça, tenho muitos leitores de outros times sim. Todos levam minhas brincadeiras na esportiva e isso é muito bacana.


Santástica:
Qual o maior presente que você espera no centenário do Santos, em 2012?

McFly: Na verdade tenho duas respostas para esta pergunta, uma como torcedor e outra como publicitário. Como torcedor, espero que o Santos ganhe títulos importantes, claro. Agora, como publicitário, além de uma área social para sócios locais ou próximos a Santos, um leque de benefícios para atrair o sócio à distância. Existem muitos santistas espalhados pelo mundo e todos muito carentes de seu time. Espero que os dirigentes olhem com mais carinho para a imagem do Santos, e que todos os esforços não sejam gastos apenas em vender o espaço da camisa, da placa de publicidade, em contratações, etc. Espero que o clube tenha verba destinada ao marketing e não só para pagar altos salários de jogadores e técnicos, que amanhã vão embora. Hoje é muito importante você vender o clube como marca, como produto. Pois, lá na frente, sequer vamos precisar nos preocupar em vender o espaço do calção, por exemplo - Um Santos forte e auto-sustentável, só isso.

Santástica: Há poucas semanas, seu nome esteve em diversas matérias no principais portais esportivos, sobre o fatídico episódio das máscaras do Neymar. Como se sentiu sendo diretamente culpado por muitos torcedores, pela expulsão do craque?

McFly: Fiquei triste pela consequência, mas de forma alguma me senti culpado. Talvez o que muitos não saibam, é que não criei a máscara para o Neymar ou para o Santos. Criei para o Bloglorioso, no último Carnaval. Os leitores baixavam, imprimiam e caiam na folia de Neymar, Zé Love ou Ganso - Aliás, recebi e postei muitas fotos deles com as máscaras - O que aconteceu depois é que a Nextel (patrocinadora de Neymar), gostou da idéia e pediu autorização para produzi-las em larga escala - Eu ia negar? Bom, o final todo mundo já sabe - Um prato cheio para a imprensa - Acredito que se não tivesse ocorrido a expulsão, meu telefone nem tocaria no dia seguinte.

Santástica:
Para você, qual o melhor e o pior comentarista da crônica esportiva?

McFly: Melhor = Cláudio Zaidan (Rádio Bandeirantes). Pior = Neto e Denílson (TV Bandeirantes).

Acompanhe o Mauro McFly no Twitter
Acompanhe o Bloglorioso

2 comentários:

  1. paulo a. bonatto - palmas-pr(@pabonattosfc)pabonatto@hotmail.com, galera, o mauro e um santista verdadeiro, capaz de enfrentar qq um pra defender seu time, leio suas colunas desde o tempo do globoesporte.com, ele sempre respondeu, nunca deixou ninguem sem resposta,nunca tratou alguem mau, mesmo sendo de outr time, ja outros colunistas, de outros times, nem sequer postavam os comentarios....
    parabens santasticaa, parabens mauro
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Mauro McFly é realmente uma figura e e mostrou nessa entrevista ser uma pessoa de um equilíbrio sem igual. Eu sou admirador incondicional dele e de outros blogueiros como o Odir Cunha, o Ademir Quintino e o Rodrigo Caetano. Espero um dia poder escrever posts como esses caras. São meus professores.

    ResponderExcluir