14 de maio de 2011

Fernanda Salgado e Gabriela Aguiar - Blogueiras Santásticas

Boa noite de expectativas a todos vocês Santásticos e Santásticas!
Hoje tem jogo pela Libertadores logo mais, mas, para acalmar os ânimos e sair um pouco do pré jogo, trazemos na coluna Blogueiros Santásticos, uma entrevista com o DOBRO de simpatia, charme, beleza e amizade! Entrevistamos para vocês duas MEGA BLOGUEIRAS lindas, talentosas, simpáticas e craques quando o assunto é Santos Futebol Clube! Com vocês, Fernanda Salgado (@Fe_Salgado) e Gabriela Aguiar! (@a_fanatica).
 
Santástica: Quem são Fernanda Salgado e Gabriela Aguiar?

Fernanda: Fernanda Salgado de Carvalho, 23 anos, jornalista formada. Santista por culpa do meu amado pai, que desde pequena me levava aos treinos e jogos do Santos. Além desta paixão, amo praia, barzinhos, estar com os amigos e, adoro fazer novos amigos. Comunicação está no sangue.

Gabriela: Sou formada em Comunicação social habilitada em Jornalismo. Sou uma torcedora fanática pelo Santos desde pequena, por influência paterna.
Santástica: A paixão pelo SFC, quando e de onde surgiu? Fernanda: Desde pequena, veio pelo meu pai, que sempre me levou aos treinos e jogos. Nunca me esqueço dele num intervalo de um jogo contra o Vasco, que o Santos perdia, me pedindo para rezar para o Santos empatar. E, no final, o jogo terminou empatado... (Risos) Mas, acompanho e entendo desde 2000, quando eu tinha 13 anos, desde então sei muito do que ocorre.

Gabriela: Fiz Jornalismo sempre pensando em atuar no esporte. Estudei pensando no Santos. Apesar de não ter curtido a faculdade, tão pouco, a parte textual, criei um blog, onde escrevo com o coração, como torcedora fanática que sou. Antes de ter a ideia de criar a página, fiz um twitter (@a_fanatica) e ali percebi que o  pessoal gostava de ler meus 140 caracteres (rs). Além da minha adoração pelo Santos, sou uma pessoa simpática, brincalhona e trabalhadora. Não levo desaforo pra casa e sou da seguinte opinião: "fala o que quer, escuta o que não quer".

Santástica: Desde quando escrevem sobre o Santos?

Fernanda: Em redes sociais (orkut) desde 2005. Em blog, desde 2009.

Gabriela: Criei o blog "A Fanática" no ano passado (2010). Como disse acima, não gosto muito de escrever, mas tem dia que o Santos me inspira e aí, coitado do meu teclado. Não uso o meu blog como um noticiário. Sou daquelas que vou lá quando me dá vontade sabe? Por isso que digo que quando escrevo é de coração. E o twitter é útil pra tudo, noticio, critico, faço piada, converso, xingo quem me xinga (rs). É um espaço super livre e foi uma das melhores ferramentas da rede social já criada.

Santástica: Qual(is) o(s) ídolo(s) no clube e porquê?

Fernanda: Apesar de ser questionado e criticado, tenho como ídolo o Fábio Costa. Apesar de algumas atitudes, o considero um homem de personalidade e, no Santos, foi o melhor goleiro que vi jogar. Também tenho o Léo como ídolo, pelo mesmo motivo que tenho o Fabio. E, por tê-lo como ídolo, penso que está na hora del parar, pelo bem do Santos e del também. ídolo para mim é algo que vai além do jogar, da qualidade técnica.
 
Gabriela: Não vi jogar, mas pela história e pela lealdade ao clube, é claro, o rei do futebol, PELÉ. Como muitos, soletro o nome dele assim: "D-E-U-S" Santástica: Vocês são formadas em jornalismo. Atuam na área atualmente? Fernanda: Não trabalho na área, mas já trabalhei na área de assessoria de imprensa, a qual eu gostaria muito de retornar, porém, hoje ganho relativamente bem com o que eu faço, para sair dela seria para ganhar mais do que ganho atualmente. Gabriela: Sim. Sou analista de comunicação da Editora Almav. Minha função é o clipping. Temos vários clientes, mas o principal é o Governo do Estado de SP. Trabalho também para a Enfoque Comunicação como colaborada em redes sociais do site Fanático Santista, do mais, apenas atualizo os vídeos do portal. Santástica: A Fe Salgado apresenta um programa na web, o Charme da Bola, qual é o foco do programa?
Fernanda: Charme da Bola é um programa que está nascendo, engatinhando ainda, a idéia é da excelente jornalista Ana Carla Portela e tem tudo para ser um sucesso. O programa mudou de dia, a partir deste domingo (15/05), será às 21h. Optamos por mudar o dia e a hora, pois achamos mais adequado para as pessoas que gostam de futebol, em seguida a rodada. Santástica: Gabi, você sempre escreve com muita paixão em seu blog. De onde vem tanta inspiração? Gabriela: Minha inspiração se chama SANTOS FUTEBOL CLUBE. Sem mais... Santástica: Meninas, vocês como mulher nesse meio de futebol, já sofreram alguma discriminação por escrever e dedicar tanta paixão ao Santos FC? Fernanda: Olha, não que eu me lembre... Os homens me respeitam muito e adoram eu ser assim tão fanática, não só pelo Santos, mas também por futebol, tenho muitos amigos homens, alias, prefiro eles que as mulheres, são mais leais. Gabriela: Sempre. É uma pena que em um país tão desenvolvido em determinadas coisas ainda temos que vivenciar esse tipo de preconceito. Mas a gente conquistou nosso espaço, mostramos que entendemos tanto quanto eles, às vezes até mais, e não é nenhum "marmanjão" que vai tirar isso de nós. Tem uns que tolero, outros quebro as pernas e mostro que sem mais, agora os mais estúpidos faço o favor de deixá-lo falar com o vento. Nada mais digno para quem esqueceu de evoluir com a sociedade. Santástica: Qual foi o maior absurdo que já tiveram comentado em seus blogs/twitters? Fernanda: A pergunta de um homem que me questionava se eu trabalhava, como eu ganhava dinheiro. Foi block na hora. Gabriela: Putz, são muitos, mas vou contar um que achei o fim da picada, mas não é sobre futebol, mas sobre o twitter. Um seguidor uma vez que perguntou: O que é uma DM? Nada contra quem está aprendendo a utilizar a ferramenta agora, mas daí entrar no meu twitter e perguntar isso foi péssimo. O google responde (rs), e pior, não respondi e ainda levei um unfollow. Santástica: A paixão pelo SFC, quando e de onde surgiu? Fernanda: Desde pequena, veio pelo meu pai, que sempre me levou aos treinos e jogos. Nunca me esqueço dele num intervalo de um jogo contra o Vasco, que o Santos perdia, me pedindo para rezar para o Santos empatar. E, no final, o jogo terminou empatado... (Risos) Mas, acompanho e entendo desde 2000, quando eu tinha 13 anos, desde então sei muito do que ocorre. Gabriela: Da barriga da mamãe (rs). Brincadeira! Meu pai é super fanático pelo Santos, foi jogador de futebol e sempre me levava desde colo para assistir o Peixe, não tinha como não se apaixonar, não é? Santástica: Como cada uma de vocês armariam o time para o jogo de domingo e porquê.
Fernanda: Colocava o Adriano no lugar do Danilo e no lugar do Ganso o Felipe Anderson, que para mim está vivendo um momento melhor que o Alan Patrick. Gabriela: Manteria o time que vem atuando como titular com o Muricy. Arouca de volta, com certeza, titular, e só mudaria Alan Patrick com a entrada do Felipe Anderson para a vaga do Paulo Henrique. Ah, o Zé Love indico um cone no lugar dele, afinal o treinador do Corinthians disse que é mais fácil jogar contra 11 do que contra 10. Santástica: Qual foi o maior momento em que vocês viveram que o Santos FC proporcionou a cada uma de vocês? Fernanda: No estádio? Santos em Gremio, pela Libertadores de 2007, eu sai chorando do jogo, porque não acreditei que o Santos não passou, foi o jogo mais emocionante que eu vi na Vila. E, fora dele, foi a final de 2002, quando o Diego saiu eu chorei copiosamente de desespero, meu irmão teve que me segurar. Gabriela: Foram muitos momentos espetaculares, mas como mencionei na revista "SANTÁSTICO" de abril, o jogo que mais me marcou foi em 2006, contra a Portuguesa, no Paulista. Ver o Santos ser campeão pela primeira vez dentro da Vila Belmiro, fato que aconteceu com o meu pai também, com quarenta e poucos anos, e ainda ver aquele troféu chegando pelos altos, de helicóptero, foi SENSACIONAL! Santástica: Bom, muita gente acompanha o blog, em sua maioria meninos, e querem saber! Vocês estão solteiras, casadas ou enroladas? (Risos). Fernanda: Enrolada... (Risos) Solteira sim, sozinha... Gabriela: Solteira, infelizmente (Risos). Santástica: Qual o projeto pessoal de cada uma envolvendo o Santos que ainda não realizaram e gostariam de realizar? Fernanda: Ver a final da Libertadores no estádio....E, se possivel ir no jogo na casa do adversario. Gabriela: Viajar para o Japão, bora? Santástica: Acompanham algum blog atualmente? Quem e porque? Fernanda: Acompanho do Alex Frutuoso, Ademir Quintino, Renato Ribeiro, Fabio Coca, Mauro Mc Fly e Kako Ferreira. Porque são os melhores no assunto Santos e eu sei que eles não inventam notícia para “ganhar” leitor. Gabriela: Além dos que colaboro (Fanático Santista, Santistas Loucos, Pontapé, Futebol Minuto e Tv do Peixe), gosto muito do Blog do Coca, enxerga a tática de jogo muito bem, do Mauro McFly pelas piadas e do Kako no Globoesporte.com, pela importância. Além da Santástica, sempre que preciso rezar, o blog dela está sempre lá (Risos). Santástica: Este espaço está aberto a vocês! Fernanda: Quero usar este espaço para convidar os leitores do blog da querida amiga Gabriela para acessarem o blog Mundo Alvinegro, que conta com a minha participação, além de Bruno Giufrida, Mariana Trindade e Breno França. O blog nasceu através do jovem e talentoso Bruno Giufrida e hoje conta com mais três colunistas. Gostaria de deixar uma mensagem a nação santista. Se vocês não gostam do trabalho de detrminado veiculo ou profissional, o ignore, não perca seu tempo com quem você acha que não tenha credibilidade. Os blogueiros Alex Frutuoso, Ademir Quintino, Fábio Coca, Renato Ribeiro, Amilcar Correa Junior, Mauro MC Fly e Kako Ferreira dão banho em muitos veiculos. Vamos ler quem tem credibilidade, chega de dar ibope a quem não tem.
Gabriela: Contra tudo e contra todos, o Santos está chegando lá. Vão precisar de muito pra nos derrubar!
 
Sigam a Gabriela e a Fernanda em seus blogs e Twitter:


Fernanda  twitter: @Fe_Salgado


Gabriela  twitter: @a_fanatica


 

5 comentários:

  1. Nhóin, falaram de mim. *-*

    Parabéns meninas, vocês emrecem o espaço.

    ResponderExcluir
  2. Meninas Superpoderosas são as nossas Gabriela e Renata. Parabéns, Ka´tia e Gaby pela matéria!

    ResponderExcluir
  3. Essas meninas são ótimas! E santistas que são, melhor ainda!

    E concordo com a Fernanda: hoje, graças à internet, não precisamos mais dar "ibope" a alguns veículos de comunicação que carecem de credibilidade e são tendenciosos. Os blogueiros e twitter citados pela Fernanda e pela Gabriela são bons exemplos, boas sugestões para seguirmos.

    Parabéns, meninas lindas, charmosas e inteligentes!

    ResponderExcluir
  4. Jaime e Coca, obrigada vocês por tudo, vcs dois sao exemplos a ser seguidos. Ótimas pessoas e entendem muito de futebol e, claro, do SANTOS.

    Beijos no coração dos dois.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a entrevista! Parabéns aq Gabi e a Kátia pela ideia de entrevistar o pessoal e pelas perguntas, e também pra Fê e Gabi pelas respostas e por tudo que fazem em seus blogs! Muito legal!

    ResponderExcluir