27 de abril de 2011

Fabio Coca - Blogueiro Santástico


Boa tarde santásticos! Hoje vem para o Blog a segunda matéria na coluna Blogueiros Santásticos!

Tenho o prazer imenso de colocar a entrevista que eu e a Kátia Fracaroly fizemos ao nosso querido amigo e blogueiro Fabio Coca.

Se você ainda não acompanha o blog do Fabio Coca, não perde tempo, mas antes relaxa e leia  matéria que o blogueiro nos concedeu na íntegra!

Santástica / Katia: Quem é o Fábio Coca? Porque esse apelido?

Fabio Coca: Santista de nascimento. Leal com todos os que me são leais. Corajoso, sem medo de ser polêmico quando é preciso.  Por isso, tem gente que me acha grosso e ignorante. Casca grossa, mas os que rompem essa casca e vão além, encontram um cara justo, honesto, transparente, amigo daqueles para todas as horas. Do bem.

Sou santista extremista e não admito desrespeito com essa camisa que tanto amo. E compro briga fácil com quem não acha isso. por Gisele Berto.

Esta foi a melhor explicação que deram sobre mim até hoje, uma definição que nem eu mesmo conseguiria fazer. E meu apelido vem do meu vício por Coca-Cola

Santástica / Katia: Quando surgiu a paixão pelo Santos Futebol Clube ?

Fabio Coca: Minha paixão pelo Santos surgiu nos anos 80, vim de uma família de torcedores do


São Paulo e na época o Flamengo era o time do momento, eu tinha de tudo para me tornar torcedor de um deles, mas a paixão falou mais alto.

Santástica / Katia: Acompanhamos você há algum tempo, e sabemos que o seu grande ídolo é o ex goleiro Rodolfo Rodriguez. Porque Rodolfo Rodriguez?

Fabio Coca: Sempre que falamos de ídolos do Santos surgem alguns nomes. Pelé (que pra mim não se

encaixa como um ídolo e sim como um Deus), Pepe, Coutinho, Giovanni, Robinho, Diego, Neymar, Ganso, entre outros.

O meu não é nenhum deles. Não que eu não reconheça o que cada um representa ao clube, longe disso, cada um tem sua história. Mas pra mim, um ídolo não basta ser um bom jogador, um craque, um goleador, um ídolo tem que honrar a camisa de que veste, tem que mostrar o orgulho que tem com aquele manto.

Hoje em dia esta palavra está banalizada, não só o ídolo, mas também o craque. Qualquer jogador que faz meia dúzia de gols é taxado como craque, vira ídolo dos jovens torcedores e na maioria das vezes saem do clube de forma turbulenta. Não vemos mais jogadores com identificação com seus clubes e sua torcida.

Um jogador que mesmo sendo capitão da seleção do seu país e sendo convocado para a “Copa Kirin” no Japão, Copa que o Santos também participaria, se negou a vestir a camisa do seu país, pois era o Santos que pagava seu salário. Ganhamos deles na final por 4X2 com mais uma bela atuação dele.

Talvez, Rodolfo Rodriguez seja o responsável direto pela escolha do meu time do coração. Em uma época que o Santos não vinha muito bem, Rodolfo era o goleiro do time campeão de 1984, com defesas espetaculares e muito respeito à camisa santista, conquistou o respeito de toda uma geração.

Santástica / Katia: Conte-nos um pouco, sobre o seu encontro com Rodolfo Rodriguez.

Fabio Coca: Foi muito estranho, eu não esperava encontrar com o Rodolfo Rodriguez. Quando meninotive alguns encontros esporádicos com ele em treinos do Santos, ganhei até uma luva que minha querida mãe fez o favor de jogar no lixo porque era velha. Desculpa mãe, mas senti vontade de mata-la.

No dia do encontro com ele no CT eu estava extremamente nervoso, não sabia o que fazer. Quando fiz a tatuagem não tinha a intenção de encontra-lo, nem mesmo de  me mostrar, fiz porque além de ter o escudo do clube que amo, homenagearia o meu ídolo maior no futebol e faria mais uma tatuagem, que é outra paixão que tenho.

Quando fui chegando perto de onde eles se encontravam, minhas pernas tremiam e percebi que não só as minhas, o Arnaldo Hase e o Cássio Barco passavam pela mesma situação que eu, pois ali, um ídolo estava sendo homenageado, mesmo que sem querer.




Para nossa surpresa ele estava muito mais nervoso que eu e ficou muito feliz com a homenagem. Conheci uma pessoa extremamente humilde, simpática e com um coração enorme, neste dia tive certeza que fiz a escolha certa.


Santástica / Katia: Como torcedor, qual momento mais marcante que presenciou?


Fabio Coca: Santos 5 X 2 Fluminense, no Pacaembu. Eu acho que este jogo se tornou o maior jogo do mundo, não conheço outro jogo que tenha emocionado uma torcida como este, até pintei meu cabelo de vermelho após a partida.


Santástica / Katia: Não estamos de politicagem, mas, você consegue extrair 3 coisas boas e 3 coisas ruins da gestão passada e da atual gestão?

Fabio Coca: Pergunta difícil, mas vamos lá.

Na gestão passada eu destaco positivamente a contratação de grandes profissionais como Carlos Pracidelli (preparador de goleiros que veio do Palmeiras), Rosan (Fisiologista), Joaquim Grava (Médico) entre outros, a contratação de grandes jogadores como Ricardo Oliveira, Nenê e Zé Roberto e a reforma do Centro de treinamento.

Negativamente eu destaco a falta de transparência em negociações, o alto custo com o treinador Wanderlei Luxemburgo e a falta de informação sobre o dinheiro da geração Robinho, que até hoje está no ar, entre muitas outras coisas.

Na gestão atual é difícil fazer uma análise de apenas 1 ano, mas creio que positivamente destaco o Marketing do Clube, o destaque que está sendo dado para as redes sociais e blogs, que queira ou não divulga muito o clube e o esforço que tem sido feito para manter nossas estrelas, o que não depende só da diretoria.

E negativamente eu destaco a venda de ingressos, isso vem me decepcionando um pouco, mas nada que possa ser resolvido.

Santástica / Katia: “Quando o Santos está bem, eu estou bem. Ele influencia minhas emoções”. O SANTOS mexe com você assim ??

Fabio Coca: Sim, você não faz idéia de como eu me sinto quando o Santos perde, não tem noção de como eu fico insuportável. Não existe mãe, filha ou namorada que me agüente e outra, ver santistas rindo na saída do estádio após uma derrota me deixa mais bravo ainda.

Santástica / Katia: Qual o maior presente que você espera para o ano do centenário?

Fabio Coca: Ser campeão Mundial.

Santástica / Katia: Você acompanha algum blog de torcedor atualmente? Qual? Porque ?

Fabio Coca: Acompanho poucos, Futblog do Renato, Blog do Torcedor (Kako Ferreira), Blog do Santos (Alex Frutuoso) que na minha opinião é o melhor blog do Santos, o Mundo Alvinegro, Blog A_Fanática e o seu, além de leituras esporádicas que vejo na minha TL no twitter.

Santástica / Katia: Como escritor de blog, qual foi à coisa mais inusitada que algum leitor já te escreveu?

Fabio Coca: Várias, vááááááárias UAHUAUHAUHAUHAAUH. Você não tem noção do que tenho que ler as vezes. Já indicaram o Mano Brown para presidente do Santos.

Santástica / Katia: Acompanhamos na integra o chat “Passa Bola” que você participa com Amílcar, Alex e Renato, de quem foi a idéia e como surgiu?

Fabio Coca: O Passa Bola foi uma idéia do Renato e minha, no começo o chat seria feito apenas por nós 2, mas não sabíamos como, com o amadurecimento da idéia surgiu o nome do Amílcar e mais na frente, no encontro dos 100 goles comentamos com o Alex Frutuoso que se interessou e começou a fazer parte do time. Aparentemente parece que está dando certo, né?

Santástica / Katia: O que você tem a dizer sobre a imprensa da atualidade?

Fabio Coca: Existem muitos bons profissionais, mas existem outros que vivem de especulações, mentiras e “furos”, mas devemos ignorar estas pessoas que após a blogagem coletiva foram desmascaradas.

Santástica / Katia: Qual sua opinião acerca desses jogadores, que ainda são “projetos” e já querem planos de carreira?

Fabio Coca: Uma vergonha, a maioria deles não são NADA para o futebol, muitos deles nem

convocados para a seleção foram.

Eu gostaria de agradecer imensamente nosso amigo Coca que gentilmente nos cedeu esta entrevista!

Sigam o blog do Fabio Coca e o Fabio Coca no Twitter

Sigam o Chat Passa Bola e o twitter do Passa Bola

Posted via Blogaway

6 comentários:

  1. Hahaha...

    Show!!

    Coca é cabuloso!

    E vcs também são sensacionais!!!

    Abraços e beijos!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista, meninas :)
    Só não entendi a última frase: "Eu gostaria de agradecer imensamente nosso amigo Coca que gentilmente não cedeu esta entrevista!" :O hahaha'

    Três beeijos ;***

    ResponderExcluir
  3. aeeeee carai!! continuem com essas entrevistas...tá do caraleo.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa série de entrevistas, show de bola ver entrevistas de blogueiros, que assim como nós, são apaixonados pelo Santos Futebol Clube! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Excelente entrevista meninas, as opiniões do Coca são sempre uniformes, fato que confere-lhe credibilidade junto aos seus seguidores, leitores etc.

    Edmar Junior
    http://www.edmarjunior.eti.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo espaço e continuem assim, sei que existem muitos blogueiros mais importantes que eu para acrescentar, me sinto honrado.

    ResponderExcluir